terça-feira, 29 de setembro de 2009

Gaúcha do Norte











No dia 23 de setembro, em Gaúcha do Norte, realizou-se o Encontro do Gestar II – Língua Portuguesa. Neste encontro as cursistas estavam bastante animadas, pois a cada dia que passa estão mais contagiadas pelo Programa Gestar II. Estão aplicando os Avançando na Prática e se identificando com as atividades e os alunos participando ativamente.
Uma das cursistas relatou que os alunos ficam ansiosos para que tenham aula com as atividades do Gestar II, segundo a professora os alunos comentam que as atividades são interessantes, diferentes e divertidas.
Uma das professoras aplicou o Avançando na Prática da pág. 108 a respeito do Carnaval e, também foram exploradas outras festas populares regionais. O resultado foi muito bom com a participação dos alunos e envolvimento dos mesmos com pesquisa, produção e exposição de cartazes. Esta atividade foi muito interessante, pois esta professora trabalha com turma multisseriada, atendendo alunos do sexto e sétimo ano, e atividade foi adaptada às séries atendidas, o que deixou a atividade ainda mais interessante e rica. E, ainda a professora produziu HQs baseadas nas pesquisas realizadas, as quais ficaram muito criativas.
A cada dia que passa percebo o quanto o Programa é apaixonante e envolvente.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Encontro em Paranatinga


Em Paranatinga o Encontro do Gestar II aconteceu no dia 14 de setembro e foi muito proveitoso, pois percebi o quanto as cursistas estão gostando das atividades que estão desenvolvendo com os alunos.
Os relatos dos Avançando na Prática foram dinâmico e notei que houve a participação ativa de todos os envolvidos nas atividades. As cursistas relataram ainda que os alunos se identificam com as atividades propostas e com isso o resultado está cada vez melhor e a aprendizagem mais efetiva.

Encontros Gestar II




Nos dias 09 e 10 de setembro, realizou-se mais um encontro do Gestar II em Santo Antônio do Leste. O encontro começou com a leitura da mensagem “O Bosque”, em seguida, realizamos uma reflexão a respeito da mensagem foi muito interessante, pois todas gostaram do que foi passado e foram feitos comentários e considerações pertinentes ao assunto. Dando continuidade passamos para os relatos do Avançando na Prática, pude perceber que a cada encontro as cursistas estão mais a vontade com o material com isso as atividades estão acontecendo com mais segurança e envolvimento entre professor e aluno.
Apesar de algumas reclamações quanto ao pouco tempo para as oficinas todas estão bem interessadas e a cada dia acreditando mais no Programa.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Encontro em Gaúcha do Norte



Em 26 de agosto foi realizado o Encontro de Língua Portuguesa do Gestar II em Gaúcha do Norte, no período vespertino e noturno. Foram realizadas oficinas das unidades 19 e 20 da TP5 e 20 e 21 da TP.
O relato de uma das cursistas foi a respeito da atividade da página 229 da TP5 explorando as marcas de relações lógicas de negação, de condição e de causa e conseqüência. Este foi um relato emocionante, por se tratar de uma professora que trabalha com turmas multisseriadas, com alunos do 6º ao 9º ano, sendo assim houve uma adaptação da atividade para todas as séries atendidas, o que tornou a atividade ainda mais interessante, pois a professora conseguiu adequar a todos os níveis que atende e acabou surpreendida pelo envolvimento e desenvolvimento dos alunos na atividade realizada.
Neste encontro, que foi muito gratificante devido aos relatos emocionados das professoras envolvidas percebeu-se que as cursistas estão compreendendo como funciona a dinâmica do Programa e estão se envolvendo cada vez mais no processo de ensino e aprendizagem e com isso percebendo o quanto é importante a sequência didática para proporcionar aquisição do conhecimento pelos alunos.

Encontro em Paranatinga



Dia 24 de agosto tivemos mais um encontro do Gestar II de Língua Portuguesa, em Paranatinga, no período vespertino e noturno. Foram realizadas oficinas das unidades 19 e 20 da TP5 e 20 e 21 da TP.
Das atividades relatadas do avançando na prática uma das cursistas desenvolveu a da página 130 da TP5 para explorar os elos coesivos, de acordo com o relato foi um trabalho interessante e contou com a participação dos alunos que conseguiram identificar e compreender os elos coesivos.
Após esta etapa foi realizado a produção textual utilizando os recursos coesivos apreendidos. De acordo com o relato da cursista da forma que foi feito o encaminhamento o aprendizado tornou-se mais fácil e significativo.
Neste encontro as cursistas estavam bastante animadas com o Programa por perceberem o quanto as sequências didáticas são importante para o aprendizado e desenvolvimento do aluno.

©2007 '' Por Elke di Barros