sexta-feira, 5 de junho de 2009


No dia 23 de abril realizou-se aula inaugural do Gestar II em Santo Antônio do Leste, sendo assim reuniram-se na Câmara Municipal, representante do prefeito, Secretário Municipal de Educação, Diretor e coordenadora do CEFAPRO – pólo Primavera do Leste, gestores da escola estadual e da municipal e os professores das duas redes, os que irão cursar o Gestar II e os demais professores.
Na ocasião foi apresentado o Programa Gestar II, pode-se notar o interesse de todos os presentes. Na oportunidade obtivemos o compromisso dos professores, público alvo do Projeto, para participarem.
Em Santo Antônio do Leste, a terceira e a quarta oficina do Gestar II realizaram-se no dia 02 de junho. Iniciamos com a leitura de uma mensagem “Só por hoje”, em seguida foram feitos comentários a respeito da mensagem, todos gostaram muito, pois a mesma era bastante motivadora.
Em seguida com a socialização do Avançando na Prática uma das professoras aplicou a atividade de elaborar uma biografia de alguém importante na/para comunidade. A professora relatou como foi realizado o encaminhamento metodológico da atividade, ressaltou o envolvimento dos alunos ao realizarem a proposta e, ainda com a realização desta atividade os alunos também fizeram entrevistas para que pudessem sistematizar a biografia.
Outra professora aplicou a atividade de elaboração de um jornal, nesta foram envolvidos diferentes gêneros textuais.
A professora relatou com entusiasmo o envolvimento e a empolgação dos alunos ao realizarem as atividades propostas.



Em Gaúcha do Norte a 3ª e 4ª oficina foi realizada no dia 20 de maio.
Iniciamos com uma mensagem no data-sow “As Coisas Belas da Vida”, comentários a respeito da mensagem, em seguida foi realizado um feed back do assunto da TP3, com slides, comentários e exemplos. Realizamos a atividade proposta para a oficina, em grupos foram realizadas as atividades propostas com os textos sugeridos, após a conclusão do trabalho com a elaboração das atividades passamos para a segunda parte, a apresentação das atividades, o que foi muito gratificante devido ao envolvimento dos cursistas nesta atividade. Os grupos demonstraram bastante entrosamento e elencaram atividades diversificadas de como trabalhar leitura, interpretação e escrita.
Todos os trabalhos merecem destaque, mas vou relatar apenas o de uma das duplas que apresentou atividade de leitura de imagem do texto “Poema Tirado de Uma Notícia de Jornal”, de Manuel Bandeira, e atividade de intertextualidade com o texto. Como atividade de Produção sugeriram a pesquisa em jornais de anúncios e a transformação do texto em um anúncio de jornal.

quinta-feira, 4 de junho de 2009





Os cursistas de Paranatinga realizaram a 3ª e 4ª oficinas nos dias 22 e 23 de maio. Iniciamos com uma mensagem no data-sow “As Coisas Belas da Vida”, comentários a respeito da mensagem, em seguida foi realizado um feed back do assunto da TP3, com slides, comentários e exemplos. Realizamos a atividade proposta para a oficina, em grupos foram realizadas as atividades propostas com os textos sugeridos, após a conclusão do trabalho com a elaboração das atividades passamos para a segunda parte, a apresentação das atividades, o que foi muito gratificante devido ao envolvimento dos cursistas nesta atividade. Os grupos demonstraram bastante entrosamento e elencaram atividades diversificadas de como trabalhar leitura, interpretação e escrita.
Nestas oficinas pudemos perceber o envolvimento de todos os participantes e quanto estão dispostos a aprender todos estão de parabéns pelos trabalhos realizados, pois este grupo é muito arrojado, mas escolhi apenas um para relatar. Esta dupla realizou o trabalho com o texto, Bom Dia, de Gilberto Gil e Nana Caymmi. Como atividade de leitura e interpretação foi sugerido uma dramatização, e como produção de texto a elaboração de uma paródia. Com as atividades foram trabalhados diferentes gêneros textuais como: poesia, música, teatro.

©2007 '' Por Elke di Barros