sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Gestão inovadora e tecnologias na educação

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Integração das Mídias e a Reconstrução da Prática Pedagógica

Para que o professor faça uso das mídias na educação ele precisa saber como usar essas mídias, pois para que isso se realize não basta que os recursos midiáticos sejam utilizados de forma isolada do conteúdo trabalhado em sala de aula funcionando apenas como um apêndice do trabalho realizado. Mas o que deverá acontecer para que realmente se efetive a integração é necessário também, que se incorporem os recursos midiáticos aos objetivos didáticos.
O que se percebia, há pouco tempo atrás, era a falta de conhecimento dos professores, pois a formação nas universidades da época dos professores que estão atuando não ensinava essas tecnologias, mas isto está sendo mudado com investimentos na formação continuada dos mesmos. Precisamos estar abertos as mudanças e nos prepararmos para que ela aconteça. Contudo, precisamos ter cuidado para que a tecnologia venha contribuir com o aprendizado de nossos alunos, sendo assim, devemos dosar o que já fazíamos anteriormente, somando a isso os recursos tecnológicos. Para que não corramos o risco de nos tornamos o "professor data-show", e ao invés de ensinarmos o conteúdo tornar nossas aulas um show de efeitos, mas sem que haja aprendizado. Deve-se ter consciência que se exagerarmos sem que consigamos o equilíbrio entre os recursos tecnológicos e o fazer pedagógico o maior prejudicado será o aluno.
A apropriação das tecnologias de informação e comunicação, no espaço escolar faz re-significar o conceito de conhecimento. É através das ferramentas tecnológicas, a partir de mediações atuantes que as potencialidades se afloram, o tempo e espaço, já não são mais problemas, proporcionando uma educação sem distância, sem tempo, levando o sistema educacional assumir um papel, não só de formação de cidadãos pertencentes aquele espaço, mas a um espaço de formação inclusiva em uma sociedade de diferenças.
Na educação a importância de um planejamento aberto a mediações cooperativas, com caráter flexível, se faz pertinente a partir de uma nova concepção do fazer pedagógico, comprometido com um espaço de trocas, em que a autonomia da construção do conhecimento assume um papel significativo ao que se refere um processo educativo consistente preocupado com a atuação de um indivíduo, totalmente, crítico-reflexivo.

Tecnologia na educação

O que se percebia, há pouco tempo atrás, era a falta de conhecimento dos professores, pois a formação nas universidades, da época, dos professores que estão atuando não ensinava essas tecnologias, mas isto está sendo mudado com investimentos na formação continuada dos mesmos. Precisamos estar abertos as mudanças e nos prepararmos para que ela aconteça. Contudo, precisamos ter cuidado para que a tecnologia venha contribuir com o aprendizado de nossos alunos, sendo assim, devemos dosar o que já fazíamos anteriormente, somando a isso os recursos tecnológicos. Para que não corramos o risco de nos tornamos o "professor data-show", e ao invés de ensinarmos o conteúdo tornar nossas aulas um show de efeitos, mas sem que haja aprendizado. Deve-se ter consciência que se exagerarmos sem que consigamos o equilíbrio entre os recursos tecnológicos e o fazer pedagógico o maior prejudicado será o aluno.

©2007 '' Por Elke di Barros