sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Gestão inovadora e tecnologias na educação

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Integração das Mídias e a Reconstrução da Prática Pedagógica

Para que o professor faça uso das mídias na educação ele precisa saber como usar essas mídias, pois para que isso se realize não basta que os recursos midiáticos sejam utilizados de forma isolada do conteúdo trabalhado em sala de aula funcionando apenas como um apêndice do trabalho realizado. Mas o que deverá acontecer para que realmente se efetive a integração é necessário também, que se incorporem os recursos midiáticos aos objetivos didáticos.
O que se percebia, há pouco tempo atrás, era a falta de conhecimento dos professores, pois a formação nas universidades da época dos professores que estão atuando não ensinava essas tecnologias, mas isto está sendo mudado com investimentos na formação continuada dos mesmos. Precisamos estar abertos as mudanças e nos prepararmos para que ela aconteça. Contudo, precisamos ter cuidado para que a tecnologia venha contribuir com o aprendizado de nossos alunos, sendo assim, devemos dosar o que já fazíamos anteriormente, somando a isso os recursos tecnológicos. Para que não corramos o risco de nos tornamos o "professor data-show", e ao invés de ensinarmos o conteúdo tornar nossas aulas um show de efeitos, mas sem que haja aprendizado. Deve-se ter consciência que se exagerarmos sem que consigamos o equilíbrio entre os recursos tecnológicos e o fazer pedagógico o maior prejudicado será o aluno.
A apropriação das tecnologias de informação e comunicação, no espaço escolar faz re-significar o conceito de conhecimento. É através das ferramentas tecnológicas, a partir de mediações atuantes que as potencialidades se afloram, o tempo e espaço, já não são mais problemas, proporcionando uma educação sem distância, sem tempo, levando o sistema educacional assumir um papel, não só de formação de cidadãos pertencentes aquele espaço, mas a um espaço de formação inclusiva em uma sociedade de diferenças.
Na educação a importância de um planejamento aberto a mediações cooperativas, com caráter flexível, se faz pertinente a partir de uma nova concepção do fazer pedagógico, comprometido com um espaço de trocas, em que a autonomia da construção do conhecimento assume um papel significativo ao que se refere um processo educativo consistente preocupado com a atuação de um indivíduo, totalmente, crítico-reflexivo.

Tecnologia na educação

O que se percebia, há pouco tempo atrás, era a falta de conhecimento dos professores, pois a formação nas universidades, da época, dos professores que estão atuando não ensinava essas tecnologias, mas isto está sendo mudado com investimentos na formação continuada dos mesmos. Precisamos estar abertos as mudanças e nos prepararmos para que ela aconteça. Contudo, precisamos ter cuidado para que a tecnologia venha contribuir com o aprendizado de nossos alunos, sendo assim, devemos dosar o que já fazíamos anteriormente, somando a isso os recursos tecnológicos. Para que não corramos o risco de nos tornamos o "professor data-show", e ao invés de ensinarmos o conteúdo tornar nossas aulas um show de efeitos, mas sem que haja aprendizado. Deve-se ter consciência que se exagerarmos sem que consigamos o equilíbrio entre os recursos tecnológicos e o fazer pedagógico o maior prejudicado será o aluno.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Paranatinga - novembro


No dia 13 de novembro, aconteceu último encontro do Gestar II em Paranatinga, as cursistas que relataram que ao elaborar e desenvolver o Projeto de forma interdisciplinar foi muito interessante, pois perceberam que este tipo de trabalho não é tão difícil como acreditavam que fosse e, ainda percebeu-se na fala dos presentes. Através dos relatos pude perceber o envolvimento e a participação de todos os participantes no decorrer do curso o que enriqueceu bastante a dinâmica e a troca de experiências gerando maior aprendizagem e prazer aos envolvidos.

Gaúcha do Norte - novembro




Em 11 de novembro tivemos o último encontro do Gestar II de Língua Portuguesa em Gaúcha do Norte, no momento aconteceu uma cerimônia de encerramento com o depoimento dos envolvidos (cursistas, formadoras e coordenadora), houve o relato que ao elaborar e desenvolver o Projeto de forma interdisciplinar foi muito interessante, pois perceberam que este tipo de trabalho não é tão difícil como acreditavam que fosse e, ainda percebeu-se na fala dos presentes o quanto o Programa Gestar II de Língua Portuguesa teve importância e conseguiu atingir a meta proposta pelo mesmo, pois ficou claro que todos os participantes estão empolgados e engajados com a proposta, ainda pude ver que este foi apenas o começo desta nova caminhada, pois para o próximo ano com certeza as atividades propostas pelo Programa fará parte do currículo escolar das escolas em que possuem professores que participaram deste Projeto.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Santo Antônio do Leste - novembro


Nos dias 04 e 05 de novembro realizou-se, em Santo Antônio do Leste, o último encontro do Gestar II de Língua Portuguesa, onde foram finalizados os estudos das TPs e socializadas as atividades realizadas pelas cursistas em suas salas de aulas. Os depoimentos das cursistas a respeito do Projeto, o qual deveria estar de acordo com os pressupostos do Gestar II, foi elaborado e desenvolvido de forma interdisciplinar e relataram o quanto foi gratificante ter participado deste Programa. Através dos relatos pude perceber o envolvimento e a participação de todos os participantes no decorrer do curso o que enriqueceu bastante a dinâmica e a troca de experiências gerando maior aprendizagem e prazer aos envolvidos.

Paranatinga - outubro


Aconteceu, em Paranatinga, no dia 22 de outubro mais um encontro do Gestar II, iniciamos com o relato das cursistas sobre os Avançando na Prática que foram aplicados neste momento de troca de experiências ficou claro o envolvimento e aprendizagem de alunos e professores com o desenvolvimento das atividades.

©2007 '' Por Elke di Barros