quarta-feira, 4 de março de 2009

O ENSINO DA LINGUAGEM PADRÃO

O ensino da norma padrão para os falantes dos dialetos não padrão é um dos principais desafios da escola. É obrigação da escola prover os alunos da classe social popular, de um material lingüístico, que possibilite o acesso à linguagem de maior prestígio social, usada pela classe dominante.
O respeito à variedade lingüística da criança é necessário para se desfazer o preconceito de que a utilização de formas desprestigiadas representa uma incapacidade da criança em aprender. A questão é que a criança interiorizou a linguagem usada nas suas próprias relações sociais. Cabe então à escola criar condições para que esta criança possa vivenciar situações sociais com a linguagem padrão para que ela tenha condições de manuseá-la. Para que se torne possível qualquer ascensão social, a escola deve ter como meta o domínio da norma padrão.
Enfim, o professor precisa ter clareza que a ortografia é um aspecto a ser trabalhado no decorrer da vida escolar. Um trabalho permanente e contínuo que possui duas naturezas: intelectual (baseado em regras) e de natureza convencional.

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©2007 '' Por Elke di Barros