quarta-feira, 4 de março de 2009

O uso das várias gramáticas no contexto escolar

Pensar o ensino de Língua Portuguesa significa pensar na realidade da linguagem, pois é via linguagem que nos constituímos enquanto sujeitos no mundo, é a linguagem que, com o trabalho, caracteriza a nossa humanidade, que nos diferencia dos animais. É a linguagem que nos possibilita pensar nos objetos e a operar com eles na sua ausência. Essa capacidade de abstração, que também caracteriza o ser humano, só se tornou possível porque o homem, impelido pela necessidade de se organizar socialmente, construiu a linguagem, um conjunto de signos que são a representação do real.
Acreditamos que nas aulas de língua portuguesa se ensine a ler e a escrever.O trabalho com a gramática será feito na perspectiva do uso da funcionalidade dos elementos gramaticais. A gramática normativa, devera ser de domínio do professor, pois este sim é o responsável pela criação de situações, ao nível da prática, em que os alunos deverão incorporar de modo cada vez mais elaborado, a gramática da língua padrão. O que defendemos aqui não é deixarmos de lado a gramática, mas utilizá-la de forma criativa e funcional aproveitando as oportunidades que aparecerem, sem, no entanto, termos como norteador de nosso trabalho que a língua deve se constituir na compreensão dos fatos lingüísticos e não na nomenclatura e classificação dos mesmos.

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©2007 '' Por Elke di Barros